Parceria entre Município e Atlético PR lança Escolinha de Futebol
 
Preto e vermelho, essas foram as cores que invadiram a quadra do Ginásio de Esportes Antonio da Silva Machado na noite do último dia 04, durante o lançamento oficial da Escola de Futebol Furacão Santa Mariana, uma parceria entre o Município e o Clube Atlético Paranaense de Curitiba.
Ed. 495
Ed. 493
Termina hoje (15) prazo para pagamento do IPTU 2014 com desconto; inadimplentes poderão ser protestados
 
BANDEIRANTES
 
Termina hoje (15) o prazo para pagamento do IPTU 2014 com desconto de 10%, se cota única.  Também na mesma data é o início para pagamento da primeira das oito parcelas (oito) do imposto predial e territorial urbano.
Jogos Escolares do Paraná
 
Começou ontem (14), e segue até dia 22, a fase municipal do 61º Jogos Escolares do Paraná. As disputas estão sendo realizadas no Ginásio de Esportes da Vila São Pedro, nos períodos da manhã e tarde. A fase municipal está sendo disputada em duas categorias diferentes nas modalidades de futsal e voleibol, sendo na Categoria A – nascidos nos anos de 1997/1998/1999; e Categoria B – nascidos nos anos 2000/2001/2002.
Casa de recuperação para dependentes químicos pede apoio
 
Há apenas três meses em funcionamento, a casa de recuperação para dependentes químicos ‘Desafio Jovem Casa do Oleiro’, de Bandeirantes, está pedindo apoio à comunidade para a manutenção e funcionamento. A entidade funciona numa chácara alugada (antiga Chácara do Coutinho) na saída para Itambaracá e próximo à Vila Rural.
Toukon Daiko promove jantar e dá show de taiko
 
Grupo de taiko de Bandeirantes, Toukon Daiko, vinculado à ACEB (Associação Cultural e Esportiva de Bandeirantes), promoveu na noite de sábado (12) o 2º Jantar ‘Leitão Espalmado’. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento. Além da noite de degustação, a noite foi oportuna para um show de taiko. Taikoístas convidados das cidades de Cornélio Procópio (Grupo Ryushin – Renan e Sadayuki) e Londrina (professor Fernando Kuniyoshi) também participaram e fizeram apresentações.
Segundo a coordenação do grupo de taiko, o evento foi uma ‘amostra’ do que ocorrerá no 11º Festival Paranaense de Taiko, no qual Bandeirantes será sede este ano. O festival acontecerá no dia 15 de novembro e reunirá mais de 20 grupos de taiko do Paraná e também de outros estados. O evento faz parte da programação das comemorações pelos 80 anos do Município.
A coordenação do grupo ressalta que o objetivo do grupo de taiko é a divulgação e a preservação da cultura japonesa. “As batidas dos ‘tambores’ são como batidas do coração, refletem a alegria, a harmonia e a vida, mas também ressaltam a disciplina, concentração e coordenação motora. O ritmo cadenciado das vigorosas batidas no ‘tambor’ hipnotiza, encanta”, definiu.
SOBRE O TAIKO - No Japão feudal, taikos eram frequentemente usados para motivar as tropas, para ajudar a marcar o passo na marcha e para anunciar comandos e anúncios marciais. Ao se aproximar ou entrar no campo de batalha o taiko yaku (tocador de tambor) era responsável por determinar o passo da marcha, usualmente com seis passos por batida do tambor (batida-2-3-4-5-6, batida-2-3-4-5-6).
De acordo com uma das crônicas históricas (o Gunji Yoshu), nove conjuntos de cinco batidas serviam para levar um batalhão à batalha, enquanto nove conjuntos de três batidas aceleradas três ou quatro vezes e seguidas pelos gritos "Ei! Ei! O! Ei! Ei! O!" era a chamada para avançar e perseguir o inimigo.
O taiko, tradicional tambor japonês, é um elemento da cultura nipônica que ganha cada vez mais adeptos e admiradores no Brasil. O ritmo enérgico resgata a cultura dos samurais e empolga pais, filhos e avós, reunindo diferentes gerações na cadência de uma mesma batida. (Com informações da revista Made in Japan)
Edição 494
Misture tudo e
fique bem informado
"Credibilidade & Compromisso"
Jornal Folha do Norte Paranaense   -   Av.  Pref. Moacyr Castanho, 1553   -   Bandeirantes Paraná   -   Tel (43) 3542 2599
by Luiz Roberto